Saúde

Saúde

Aumentar a Literacia em Saúde

Promover a Aprendizagem ao longo da vida

Cuidar dos cuidadores

Promover comportamentos de saúde

A saúde constrói-se ao longo da vida e está presente nas muitas decisões que as famílias tomam todos os dias. As escolhas que fazemos são moldadas pelo que aprendemos, pelo ambiente social e económico em que vivemos, pela cultura, idade, experiências passadas e características individuais de cada um (crenças, auto-estima).

Ginásio Mental

Atividade semanal que reune pessoas de diferentes idades em torno de temáticas sociais, científicas e humanas.
Este ginásio promove a aprendizagem ao longo da vida, a partilha de experiências e a estimulação de capacidades cognitivas e psicossociais.

Com o avançar da idade é normal que as pessoas se sintam mais preocupadas com a diminuição de algumas das suas
capacidades, como por exemplo, dificuldade em lembrar de nomes, datas ou acontecimentos.
Aprender ao longo da vida pode ajudar a manter capacidades cognitivas como a memória, a atenção ou o raciocínio ao longo dos anos.

Workshops para Cuidadores Informais

Com estes workshops pretende-se desenvolver competências de literacia em saúde e comportamento humano, que permitam aos cuidadores dar apoio, navegar pelo sistema de saúde, cuidar de si enquanto cuidam de outros, e saber usar a informação de que dispõem para fazer escolhas mais informadas e conscientes.

Gestão da Saúde no Cancro

Consultas regulares para ajudar a gerir a informação, as emoções e as decisões, e a ensinar estratégias para voltar ao trabalho e à vida regular.

Desenhamos um programa individual com sugestões de atividades que estimulem a cognição, as relações sociais, o envolvimento de família e garantir a boa comunicação com a equipa de saúde. O foco está em aprender a viver o melhor possível na situação em que cada pessoa se encontra e não deixar que um diagnóstico retire a vontade de ser ativo.

O acompanhamento da Hikari pretende ser um espaço para conversarmos sobre todas as questões práticas, como por exemplo:

- Como posso ajudar alguém que tem cancro?
- O que posso fazer para viver bem enquanto estou em tratamento?
- Quais são as respostas mais importantes que devo trazer da consulta?
- Como posso retomar o meu trabalho depois dos tratamentos?

Close Menu